O que é um afiliado digital? Tudo que você precisa saber

O que é um afiliado digital? Tudo que você precisa saber

Um afiliado é aquele que divulga os produtos ou serviços de uma outra empresa ou pessoa na internet, e em troca recebe uma comissão pela venda que é realizada por ele. 

Cada vez mais o mercado online está ganhando espaço no Brasil. E este cenário que está cada vez mais promissor, diversas pessoas estão escolhendo empreender na internet, seja para ganhar uma renda extra, mudar a vida ou ainda começar um negócio próprio. 

Já é possível empreender em diversas áreas, vender diversos produtos, inclusive produtos digitais. Como por exemplo conteúdos como ebooks, cursos online, videoaulas e entre outros, são opções para quem quer trabalhar com internet. 

Neste material como vai conhecer mais a respeito do Afiliado, que é o profissional que auxilia na divulgação e vende os produtos e serviços na internet. 

Boa leitura! 

O que é um Afiliado?

O afiliado é a pessoa que indica produtos e serviços feitos por outras pessoas, e que ao realizar a venda, ganha comissões por isso. 

Com certeza você está de olho  no mundo digital e se interessa por empreendedorismo provavelmente já ouviu falar do programa de Afiliados.

Para quem quer fazer parte destes programas como afiliados, realiza uma curadoria dos produtos que deseja vender e inicia divulgando os produtos para o público. 

Como por exemplo, no caso de programas de afiliados digitais, as vendas são contabilizadas através de um link exclusivo que identifica todas as conversões e com isso você não corre o risco de perder as comissões.  

Outros modelos de produtos também podem ser vendidos por afiliados como por exemplo negócios, culinária, literatura, software, apostilas, cursos, cultura japonesa e muitos outros. 

Com certeza você vai encontrar um bom modelo de produto mais adequado para o seu público e com isso conseguirá aumentar a sua audiência. 

Quais os benefícios de trabalhar como Afiliado?

Existem diversas formas de ganhar dinheiro extra na internet ou ser um empreendedor digital. Entrar para o programa de afiliados é uma dessas formas, e a seguir vamos te mostrar as vantagens de escolher ser um afiliado. 

Você será seu próprio chefe 

Além de ser responsável pelas estratégias, escolher os produtos, escolher os canais de divulgação e o tempo que você fará as atividades e até os resultados, serão todos responsabilidade sua. 

E você receberá diretamente proporcional ao seu esforço estratégico, caso você realize um bom planejamento, os resultados serão bons, mesmo que você esteja conciliando com outra carreira. 

Outro ponto importante é que a cobrança de um superior não ocorrerá, e ninguém vai te cobrar a respeito de seu desempenho ou criatividade. 

É um negócio com baixo custo inicial

Um pensamento muito recorrente é sobre o investimento para começar o próprio negócio, muitos pensam que o valor precisa ser alto. 

Porém, para ser um afiliado não é necessário investir um valor muito grande. Basta você se registrar em um programa que deseja e iniciar as vendas por meio de um link exclusivo. 

É possível realizar suas vendas através de plataformas gratuitas como o wordpress, ou até mesmo os layouts que são disponibilizados sem custo. 

Além disso, promova o conteúdo em suas redes sociais, já que nestas plataformas não é necessário investir nenhum valor adicional, ou apenas os valores investidos em publicações impulsionadas, mas que são opcionais. 

Outra vantagem é que não é necessário investir em aluguel de um escritório ou uma loja, nem ter área de estoque ou contratar funcionários.

Para iniciar, o custo fixo será baixo, e cada vez mais seu lucro será maior, já que o valor de suas despesas serão baixas para que seu negócio aconteça. 

Você pode trabalhar como e de onde quiser

Sendo afiliado, você ganha flexibilidade, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo e também a qualquer hora. Ou seja, é possível conciliar com outras atividades como cuidar dos filhos, fazer o almoço, ter outras atividades profissionais, estudar e até mesmo viajar. 

Mas para que você consiga fazer isso da melhor forma é necessário planejar todas as suas ações, usar as ferramentas a seu favor, escolher os melhores horários e dias para realizar postagens nas redes sociais e blogs. 

Ou seja, esqueça as formalidades de um trabalho tradicional, esqueça o uniforme ou roupas sociais, esqueça também o balcão de vendas. Com este modelo de negócio, você poderá trabalhar de onde e quando quiser.

Tudo isso chama muita atenção, mas outro ponto importante é que não importa sua área de atuação, ao entrar no universo do marketing de afiliados, com certeza você aprenderá coisas novas, principalmente, tudo que você precisa saber para ser um empreendedor na área. 

Você pode começar hoje mesmo

Sim, você pode começar a vender hoje mesmo, basta você se registrar onde deseja ser filiado, escolher os produtos e começar a vender. É 100% gratuito e você não precisa comprar nenhum dos serviços ou produtos para iniciar a vender. 

Além disso, você não vai precisar criar nenhum produto, apenas vai estar focado em divulgá-los e vendê-los. 

A entrega é automatizada 

Você não precisa se preocupar com a logística de entrega, nem com o armazenamento. A empresa responsável pelo programa é responsável por entregar seja virtualmente ou enviar por despacho ou frete. 

E ainda, seus clientes poderão comprar qualquer dia e qualquer hora do dia, todos os dias da semana. 

Como é o processo de afiliação e início das vendas?

Se interessou por este modelo de negócios? Bom, agora vamos te mostrar como você pode iniciar, crie um bom plano de ação e coloque em prática. 

Em seu planejamento considere: 

  • estudar quais são as melhores plataformas de marketing de Afiliados disponíveis no mercado;
  • escolher aquela que ofereça o maior conjunto de benefícios;
  • definir quais serão seus canais de divulgação, como redes sociais, blogs, grupo de amigos;
  • escolher os produtos digitais e solicitar a afiliação;
  • estudar seus diferenciais, materiais de divulgação, entre outros;
  • entender os processos financeiros para saque de suas comissões;
  • criar uma série de conteúdos e argumentos para converter suas vendas;
  • considerar fazer publicidade paga para promover seus produtos;
  • verificar regularmente o mix de produtos digitais para diversificar sua oferta, sem necessariamente sair do seu nicho;
  • acompanhar os resultados das suas ações usando estatísticas e análises que permitam entender o que deu certo ou não;

Você gostou deste conteúdo? É momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos e conquistar clientes com produtos e serviços que você pode vender nas plataformas digitais. 

Mais conteúdos sobre empreendedorismo você encontra em nosso blog como por exemplo: Como conseguir dinheiro para investir na empresa?

Além disso, em nossas redes sociais sempre postamos dicas e conteúdos sobre empresas, empreendedorismo, negócios e muito mais, te esperamos em nosso facebook e no instagram

Comentários