Satisfação do cliente: Qual a importância de uma avaliação constante?

Satisfação do cliente: Qual a importância de uma avaliação constante?

Você tem garantido a satisfação do cliente no seu negócio? Saiba que esta é uma das melhores formas de manter sua empresa forte no mercado, além de avaliar isso constantemente permite que você possa elaborar melhores estratégias de crescimento.

Com um mercado cada vez mais competitivo, manter diferenciais em relação à sua concorrência é uma das melhores formas de se destacar frente ao seu público. Às vezes, não são necessárias promoções imperdíveis, descontos especiais e outras artimanhas para segurar ou atrair seu cliente. Em grande parte das vezes, o que ele quer é apenas um atendimento diferenciado, e que o surpreenda positivamente.

Para você saber mais sobre a importância de uma avaliação constante do atendimento ao cliente, preparamos este artigo para você! Confira agora mesmo!

A importância da satisfação de clientes

De acordo com Philip Kotler, considerado como uma das mais importantes figuras do marketing do mundo, o custo de aquisição de um novo cliente é de cinco a sete vezes mais alto do que reter um antigo. 

Em outras palavras, manter clientes satisfeitos no seu negócio pode ser sinônimo de economia de dinheiro. A partir do momento que você fideliza pessoas na sua empresa, elas passam a ser as responsáveis pela maior parte dos lucros, e ainda atuam como um excelente canal de comunicação, no famoso marketing boca a boca.

Mas atingir esse ponto de ter clientes satisfeitos — e que defendem sua marca e a indicam para outras pessoas — é um trabalho que exige bastante dedicação de todos os envolvidos na sua empresa. De nada adianta você ter um excelente atendimento do seu time de vendas, se a entrega deixa a desejar. Ou então, cumprir com perfeição todas as etapas do chamado funil de vendas, mas o pós-vendas deixar o cliente na mão.

Para garantir a satisfação do cliente é importante que em todos os contatos que o consumidor tiver com sua marca, ele seja atendido dentro das suas expectativas. Afinal de contas, somente será possível obter uma avaliação completa ao final de todo o processo.

Desta forma, é importante que o empreendedor tenha em mente que uma experiência negativa não apenas fará com que o cliente não volte a fazer negócios com sua empresa, como também compartilhará essa insatisfação com outras pessoas, que poderão inclusive prejudicar a imagem da sua empresa.

Avalie constantemente o atendimento

Uma maneira bastante eficiente de garantir a satisfação do cliente é realizar constantemente uma avaliação do atendimento prestado. E ele deve ocorrer em todas as etapas do processo de vendas, visando garantir que qualquer problema possa ser rapidamente sanado, e àqueles que já apresentam um bom desempenho, possam ser periodicamente aperfeiçoados.

Para fazer essa avaliação, você pode solicitar feedbacks aos clientes de como foi o atendimento em cada uma das etapas, e também fazer uma avaliação geral do atendimento ao cliente prestado pela sua empresa. Nessa pesquisa de satisfação, procure também obter informações sobre qual a probabilidade do consumidor indicar sua marca para amigos e conhecidos.

Com tais números, é possível traçar novas estratégias de marketing, além de oferecer bônus ou descontos para os clientes já satisfeitos, caso eles indiquem novas pessoas para comprarem seus produtos ou serviços. Lembre-se que a recomendação feita por um parente ou conhecido aumenta exponencialmente as chances de alguém também adquirir aquilo que você produz ou oferece.

Conheça bem seu cliente

Conhecer bem seu cliente é fundamental não só para definir suas estratégias, mas também para oferecer a ele sempre a melhor solução. Não tem como você saber o que seu consumidor quer sem saber quais suas dificuldades, preferências e expectativas. Por isso, busque frequentemente formas de se manter sempre próximo à eles, procurando conhecer de forma mais profunda seu perfil e característica de cada um. 

A partir do momento que sua empresa passa a priorizar a satisfação do cliente em cada atendimento, você passa a ter um diferencial competitivo em relação à sua concorrência, construindo uma relação de fidelidade cada vez maior com seu público, aumentando seus resultados financeiros e garantindo um sucesso cada vez maior para o seu negócio.

Se gostou de nosso artigo sobre satisfação do cliente e qual a importância de manter uma avaliação constante, confira outros artigos do nosso blog. Estamos sempre publicando materiais completos e que vão contribuir para o fortalecimento e crescimento do seu negócio.

Até a próxima!

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