Atendimento automatizado e humanizado: Como aplicar na sua clínica médica

Atendimento automatizado e humanizado: Como aplicar na sua clínica médica

Com uma concorrência tão acirrada no ambiente da saúde, inovar e encantar os pacientes é uma forma de se diferenciar no mercado. E para isso, ter um atendimento automatizado e humanizado na clínica pode ser um excelente ponto de partida.

Sabemos que todo profissional da área da saúde perde o sono quando precisa buscar novas estratégias para ampliar o número de clientes, além de manter os atuais. Com uma concorrência nem sempre leal, brigar apenas pelo preço pode ser um erro para o empreendimento. Desta forma, o diferencial pode ser na forma como o paciente é tratado na sua clínica, vendo este local como uma empresa que realmente entende suas necessidades e busca resolver seus problemas.

Uma forma bastante eficiente de colocar isso em prática é investindo na forma como o cliente lhe vê. Conciliar o atendimento automatizado ao trabalho já feito por sua equipe é uma prática que não pode passar despercebida na sua clínica e que merece sua atenção agora mesmo. Quer saber mais sobre o tema? Confira em nosso artigo!

O que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado está diretamente relacionado à experiência que o paciente tem em sua clínica médica, desde o momento que ele agenda a consulta até o fim dela. Para ter eficiência neste modelo, é necessário que exista uma equipe bem treinada, pronta para ouvir o paciente e oferecer a ele o atendimento mais adequado possível. 

Uma das melhores formas de ter um atendimento humanizado de excelência é tratar cada paciente de forma individualizada, sem estabelecer padrões e oferecendo um atendimento personalizado. Lembre-se sempre que na área da saúde, é fundamental compreender quais as dores do paciente e entregar a ele a melhor solução de forma mais rápida.

Agindo desta forma, o paciente se sentirá único. Por isso, trate todos com empatia, seja compreensível e procure ouvir tudo o que eles têm a dizer. Ao agir desta forma, é criada uma relação de confiança entre clínica médica e paciente, fidelizando o cliente e evitando que ele procure outro profissional em busca de uma solução para o seu problema. 

O que é atendimento automatizado?

Importante deixar claro que atendimento humanizado e automatizado na clínica não são a mesma coisa. Bem ao contrário, um costuma complementar o outro. Por exemplo, de nada adianta você fazer um atendimento todo personalizado ao paciente, se na hora da marcação da consulta precisa recorrer a tradicional agenda de papel para anotação do horário, podendo ocorrer neste momento um erro que comprometa toda a credibilidade da clínica.

De modo geral, o atendimento automatizado é contar com ferramentas que melhorem o dia a dia da clínica, otimizando processos e dando mais dinamismo à rotina da equipe médica. Sem o uso da tecnologia, processos podem tornar-se mais demorados e mais sujeitos a erros ou falhas.

Outro exemplo que evidencia a inovação do atendimento humanizado está no uso de novas tecnologias para o relacionamento com o cliente. Se antes era necessário ligar para a casa do paciente, agora esse contato para lembrá-lo da consulta pode ser feito por SMS ou mesmo WhatsApp. Isso é usar o atendimento automatizado para humanizar ainda mais a forma de se relacionar com o paciente.

Como ter um atendimento humanizado e automatizado na clínica?

A implantação de um atendimento humanizado e automatizado na clínica é um processo que precisa ser constante. E mais que apenas aplicar softwares e tecnologias, é necessário que sua equipe esteja preparada para extrair o que há de melhor em cada novo processo.

Para isso, invista em:

Treinamento da equipe

Seus colaboradores precisam compreender a importância do atendimento humanizado e como proporcionar a melhor experiência a cada paciente. Desta forma, invista na capacitação constante da sua equipe e como usar as ferramentas da melhor forma em prol da clínica.

Melhore a comunicação

Toda comunicação entre clínica e paciente precisa ser objetiva, clara e humanizada. Isso evita ruídos, mal-entendidos e informações desencontradas, que comprometem a qualidade do atendimento. 

Melhore o relacionamento com os pacientes

Novamente, tenha sempre em mente que o paciente é o maior patrimônio da clínica e que ele precisa ser sempre bem atendido. Desta forma, é essencial que o relacionamento com seus clientes seja eficiente e que eles sintam-se confortáveis com o médico. Isso amplia a relação de confiança e entrega uma melhor experiência.

Use a tecnologia a seu favor

Já falamos sobre o uso da tecnologia em favor da humanização do atendimento na clínica, mas é necessário que as ferramentas escolhidas sejam de fato eficientes e que tragam soluções mais rápidas à clínica. Desta forma, faça ampla pesquisa sobre softwares que possam ser implantados, integrando áreas como agenda, prontuário e comunicação com pacientes. 

Encante seus pacientes

Como você observou ao longo do texto, unir o atendimento automatizado e humanizado na sua clínica é uma forma de mostrar ao paciente que você está realmente preocupado com ele. Esse diferencial em seu empreendimento cativa o cliente e evita que você tenha que entrar no jogo da concorrência e partir para as promoções, briga por preços e redução da qualidade do atendimento para suportar os custos.

Aliás, investir na tecnologia é um caminho sem volta e a transformação digital está aí para comprovar isso. Em todas as áreas, a inovação vem ganhando cada vez mais espaço e usar as ferramentas certas garantem ainda que você possa otimizar o atendimento e reduzir custos.

Agora que você viu como o atendimento automatizado e humanizado deve ser aplicado em sua clínica, confira também o material que preparamos com dicas de como melhorar o atendimento no seu empreendimento médico. Boa leitura!

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