Será que vale a pena fazer um investimento em clínica médica? Como saber se sua clínica é lucrativa? Como aumentar a receita em saúde no espaço competitivo de hoje? 

São tantas as dúvidas dos profissionais nessa área. E não é por menos, o setor de saúde vem crescendo cada vez mais e se destacar em meio à concorrência nem sempre é tarefa simples. 

Se você também está se perguntando como aumentar a receita em sua prática médica ou hospital, observe e decida quais táticas funcionam melhor. Avalie onde estão algumas de suas áreas potenciais de melhoria: calendário de agenda ineficiente? Alta rotatividade de pessoal? Pacientes saindo devido a longos tempos de espera?

As estratégias que incluímos abaixo podem ter um impacto poderoso quando se trata de aumentar a receita, com apenas um pouco de tempo ou investimento em clínica médica.

Crie uma presença online

Se você ainda não tem um site ou qualquer tipo de presença online, você está ficando para trás. Por isso, faça um investimento urgente nessa área.

Com 72% dos pacientes agora consultando a Internet para obter informações sobre saúde e 62% usando análises online para encontrar novos médicos, sua presença online é crucial. Provavelmente, se você não estiver online, muitos novos pacientes não o encontrarão.    

Além de construir um belo site para sua clínica médica, existem algumas outras coisas que você deve fazer. Crie seu perfil nos principais sites de avaliação e crie perfis nas redes sociais, para que você possa se comunicar com seu público por meio de estratégias de marketing médico

Todas essas etapas o ajudarão a aparecer nos resultados da pesquisa. Além disso, seus pacientes atuais ficarão maravilhados por você estar online, fazendo você se tornar uma opção — senão a primeira — quando precisarem de atendimento.  

Motive sua equipe

Sua equipe é seu recurso mais valioso, e por isso, o investimento em clínica médica passa diretamente por uma equipe responsável e que dá resultado. Lembre-se que funcionários mais felizes significam pacientes mais felizes. 

Dê feedback positivo e incentivo à sua equipe todos os dias. Dê-lhes voz, nomeie-os como chefe de um projeto, experimente reuniões individuais para fazer a avaliação. Há muitas maneiras importantes de inspirar sua equipe a dar tudo de si todos os dias. 

Tenha uma boa agenda

Otimizar uma agenda de consultas é um daqueles projetos que parecem ter um bom equilíbrio entre arte e ciência. Como você mantém o fluxo de seu paciente sem gargalos e longos tempos de espera? Como você reduz o tempo de espera de compromissos e permite mais consultas no mesmo dia? E como melhorar o negócio da clínica em tudo isso?

Por isso, não tem como não falar que o investimento em clínica médica é também investir em uma agenda que realmente funcione. Tenha uma pessoa que seja extremamente organizada para gerenciar a agenda da clínica, invista em softwares que ajudam nesse processo, e mantenha seus pacientes sempre informados sobre os horários.

Invista na fidelização

Implemente um forte apoio ao paciente: a fidelidade é essencial para o crescimento e a lucratividade de qualquer clínica médica. E o crescimento lucrativo pode ser alcançado criando pacientes leais

O atendimento precário ao paciente pode afetar gravemente a reputação da sua clínica médica, e eventualmente, os lucros. Uma experiência negativa pode resultar em uma avaliação online ruim, o que pode reduzir significativamente a retenção de pacientes e a geração de leads. 

Uma vez que adquirir um novo paciente é seis a sete vezes mais caro do que reter um existente, os médicos devem fornecer experiências que se traduzam em receitas e lucros para os consultórios. 

Você deve estabelecer e responsabilizar sua equipe por garantir que o atendimento ao paciente esteja sendo implementado em todo o processo. Esses altos padrões evitarão o surgimento de situações adversas e garantirão que os pacientes recebam cuidados da melhor qualidade.

Sua equipe também deve ser proativa na avaliação das necessidades dos pacientes e na implementação de uma estratégia para atender a essas solicitações. Você deve prestar atenção na criação de benchmarks para medir a eficácia de sua estratégia e fazer as revisões necessárias, obtendo feedback dos membros da equipe. Isso o ajudará a manter a satisfação do paciente, o que levará a uma melhor retenção e maior lucratividade.

Sua clínica é lucrativa?

A lucratividade de sua clínica médica depende de sua capacidade de reduzir custos e aumentar a receita. A melhor maneira de fazer isso é criando processos eficientes em sua prática e concentrando seus esforços de vendas nos pacientes existentes. 

Você também deve procurar maneiras de otimizar seus processos operacionais e de marketing. Além disso, é fundamental segmentar sua base de pacientes e utilizar técnicas de upsell e vendas cruzadas direcionadas. Tomar essas medidas simples de forma consistente melhora significativamente as margens de lucro da sua clínica.

E com isso, os investimentos em clínica médica passarão a ser mais assertivos, ao mesmo tempo que dão melhores resultados. Se gostou do artigo, confira também esse: Empreendedorismo na saúde: 4 oportunidades para médicos. Listamos algumas oportunidades que quem atua na área da saúde não pode perder!