Marketing médico: como cuidar da imagem da clínica?

Marketing médico: como cuidar da imagem da clínica?

O marketing médico é um componente integral do crescimento sustentável de qualquer clínica ou profissional da área da saúde que deseja se destacar em sua área. Sem ele, não haveria fluxo de novos pacientes, e até mesmo seus pacientes leais podem cair lentamente, um por um. 

O setor de saúde está mudando rapidamente. O que costumava ser uma indústria baseada em volume centrada em torno do médico, tornou-se uma indústria baseada em qualidade centrada em torno do paciente. Provavelmente, existem várias práticas de saúde em qualquer área que fornecem serviços iguais ou relativamente semelhantes. 

Nesse sentido, o marketing médico mostra aos pacientes em potencial que não apenas sua prática é diferente da concorrência, mas também é uma opção muito melhor no geral. E é sobre esse tema que abordamos no artigo a seguir! Confira!

Como funciona o marketing médico?

Existem muitas opções de saúde disponíveis para os pacientes se sentirem presos a qualquer médico, clínica ou plano em que estejam. O marketing médico fornece uma linha aberta de comunicação para o público, construindo confiança e despertando o interesse. 

O marketing médico permite que você aumente as conexões com os pacientes e cultive esses relacionamentos para formar clientes leais e de longo prazo. Uma abordagem bem-sucedida leva ao envolvimento do paciente e o envolvimento do paciente leva a uma prática em expansão.

Por meio de sistemas de marketing médico, os pacientes atuais e potenciais recebem atendimento de qualidade em todos os aspectos de sua prática, incluindo o site, páginas de mídia social, representantes de envolvimento do paciente e atendimento médico personalizado. 

A melhor maneira de imaginar como funciona o marketing médico é pensar no paciente como um cliente. Os clientes têm inúmeras opções de escolha, então por que deveriam escolher você? Sua estratégia de marketing deve refletir a resposta a essa pergunta.

Por que é importante?

Antes de mais nada, devemos esclarecer uma coisa: o marketing da saúde não serve apenas para tornar a experiência do paciente mais qualitativa. Também ajuda a melhorar a imagem da sua clínica. O marketing na área de saúde torna mais fácil manter contato com os pacientes, construir novas conexões e transformá-los em relacionamentos leais de longo prazo.

Pense desta forma: você está procurando a clínica, mas não encontra nenhuma informação ou avaliação online. O site não tem descrições, fotos e é claramente feito de forma descuidada. Você não pode entrar em contato com os funcionários porque os chatbots não reagem às suas mensagens a tempo. Você confiaria nesta clínica e marcaria a consulta? Na verdade, você não vai.

Ao mostrar às pessoas uma bela imagem da clínica, procedimentos, médicos e enfermeiras amigáveis, você já está começando a experiência deles com você. Isso cria a ilusão de comunicação, e se todos os chatbots estiverem funcionando corretamente, e a equipe de profissionais trabalhar com os clientes a tempo, ele finaliza o esquema e torna a pessoa seu cliente fiel.

Todo mundo gosta de um serviço de primeira, isso é fato. Não é segredo que a chave do sucesso é tratar cada cliente como um rei, para que se sintam importantes e seguros. E o fato é que as pessoas geralmente julgam um livro pela capa. 

E, olhando para sua apresentação, eles decidem se devem confiar em você ou não. Diferencie-se de seus concorrentes, ofereça algo que as pessoas não serão capazes de dizer “não” e seu sucesso não o fará esperar muito.

Mas qual a diferença do marketing médico e o tradicional?

Antes de mais nada, lembre-se de uma coisa simples, mas importante: cada nicho da área de saúde exige uma abordagem individual. Você não pode usar a “venda como tarefa prioritária” aqui porque saúde é, antes de tudo, sobre as pessoas. Então, aqui está a principal diferença entre marketing tradicional e de saúde:

Cabeça x Coração

Essa é a principal diferença. Quando as pessoas procuram os serviços de saúde, estão 100% preocupadas com a sua própria saúde ou com a saúde dos seus entes queridos. Então, você não pode falar com eles como alguém que, por exemplo, gostaria de comprar sua bicicleta. A comunicação em tal campo deve vir do fundo do seu coração;

A confiança é essencial

A última coisa que você gostaria é que as pessoas pensem que você está tentando tirar vantagem de suas preocupações para seu próprio benefício. O marketing médico deve construir suas estratégias com um toque caloroso e cuidado, mostrar respeito pelas emoções dos pacientes e fazer com que se sintam seguros. 

Vá social

Se o seu negócio não estiver visível, as pessoas vão te esquecer rapidamente. Mas, se no marketing tradicional, a visibilidade é necessária para aumentar as vendas, o objetivo é aumentar a conscientização sobre sua clínica na área de saúde. Use as redes sociais para compartilhar as últimas notícias sobre saúde, escreva uma lista de dicas úteis, posicione-se como alguém em quem pode confiar. E o sucesso não o fará esperar.

Torne-se um recurso que as pessoas procuram

Durante situações estressantes em suas vidas, os clientes desejam um ombro confiável, alguém em que possam acreditar. Se você tentar apenas vender os procedimentos na clínica — provavelmente falhará. Se você tentar entender as necessidades e medos das pessoas — você se tornará alguém que elas gostariam de voltar. É sua escolha, qual deles ser.

Invista no marketing médico

O objetivo do marketing médico é impulsionar os negócios, aumentar sua reputação e torná-los confiáveis ​​entre as pessoas. Leva mais tempo do que o marketing tradicional, mas o resultado dura muito mais e constrói relacionamentos sólidos entre você e os clientes.

Não é uma “coisa de compra única”. Esse tipo de relacionamento pode durar anos porque as pessoas apreciam seu próprio conforto. É muito melhor ir ao médico que você conhece e com quem se sente confortável do que correr de uma pessoa para outra e nunca saber o que esperar. Como você pode ver, a lógica dos clientes é muito simples.

Nesse sentido, o setor de saúde se desenvolve muito rápido e é vital acompanhar os tempos e as tendências. É fundamental para você ficar à frente da concorrência e aumentar o número de clientes em sua clínica. 

Para isso, use métodos diferentes: experimente com anúncios, tire algumas fotos de alta qualidade de sua clínica, faça uma pesquisa entre seus clientes. Analise cada aspecto e encontre a fórmula para o seu sucesso pessoal. 

Além disso, aprenda mais sobre marketing de saúde, experimente coisas novas, seja único e não tenha medo de mudanças. As pessoas apreciam a humanidade nos outros e nos negócios também, então use-a em sua estratégia de marketing e dê a elas.

E se gostou de nosso artigo sobre marketing médico, confira nosso artigo sobre quais estratégias os médicos podem utilizar para turbinar seu marketing. Boa leitura!

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