Muitos empreendedores têm a falsa ideia de que basta fazer um aporte inicial e não é mais necessário investir. Mas para ganhar dinheiro é preciso sempre investir o lucro nos negócios. A dúvida é: quanto do lucro deve ser investido na empresa?

Assim como qualquer outra decisão, o investimento dos seus lucros precisa de planejamento para trazer retorno em um curto, médio ou longo prazo. Ou seja, isso não pode ser feito de forma aleatória. Reinvestir o lucro é, basicamente, o equilíbrio entre assumir riscos e garantir um nível de segurança financeira.

Para te ajudar nesta empreitada, preparamos o artigo abaixo com algumas dicas de quanto investir do lucro na empresa e como fazer isso. Acompanhe a leitura!

Qual é a diferença entre lucro líquido e saldo de caixa positivo?

Antes de abordar o valor recomendado para investir na sua empresa, precisamos compreender a diferença entre lucro e caixa positivo. Embora esses processos caminhem juntos, eles possuem algumas particularidades.

O caixa positivo, por exemplo, é a diferença positiva entre as entradas e saídas do caixa da empresa. O cálculo é realizado a partir do dinheiro que a empresa possui disponível, considerando os recursos que entram e os recursos que saem para efetuar os pagamentos (Saldo final = saldo inicial + entradas – saídas). 

Já o lucro ocorre quando o negócio recebe mais dinheiro do que gasta. Logo, o lucro consiste na diferença positiva entre as receitas do faturamento e os gastos que ocorreram dentro daquele período.

O lucro é dividido em duas classificações, a saber, lucro líquido e lucro bruto:

  • Lucro bruto: é o saldo positivo ao realizar a dedução dos custos de produção do produto ou serviço;
  •  Lucro líquido: é o saldo positivo ao fazer a dedução dos custos de produção do produto/serviço e leva em conta também os custos fixos empresariais (ex: aluguel, folha de pagamento, etc);

Ainda não entendeu? Vamos a uma metáfora: o caixa positivo é como se fosse o ar que respiramos, e o lucro, os alimentos que nos nutrem. Sem oxigênio, morremos em pouco tempo, e sem alimento, podemos sobreviver por alguns dias. 

Em outras palavras, tanto um quanto o outro são decisivos para o crescimento do negócio. Quando o caixa está negativo, você começa a sofrer com problemas de dinheiro para realizar pagamentos e tudo desanda muito rápido. Do mesmo modo, quando o negócio não possui lucro, as operações vão se desequilibrando sistematicamente. 

Afinal, quanto do lucro investir na empresa?

Reinvestir o lucro é garantir a sobrevivência da empresa no mercado. Muitos especialistas, inclusive, indicam que o lucro líquido deve ser investido antes mesmo da distribuição dos resultados, já que é a aplicação desses recursos que conseguirá manter a competitividade. 

Nesse sentido, é recomendado investir, em média, de 15% a 30% do lucro líquido do negócio mensal ou anualmente para que esse valor retorne futuramente.

Você pode realizar esse investimento aplicando na estrutura da empresa, inovações em produtos/serviços, além de capacitação da equipe, como veremos nas dicas a seguir.

5 dicas de como investir o lucro da sua empresa

Capacitação e treinamento da equipe

As pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa, afinal, são elas que a diferenciam da concorrência e entregam algo especial para os consumidores. 

Por isso, vale investir o lucro em capacitação da equipe para aumentar a qualidade da força de trabalho e reter talentos.

Entre algumas alternativas de investimentos temos:

  • cursos online e presenciais;
  • palestras com profissionais inspiradores;
  • ingressos para eventos relacionados ao trabalho;
  • treinamentos in company;

O importante é manter o time engajado e consciente da importância que cada um possui no sucesso do empreendimento. 

Realizar contratações específicas

Também vale investir o lucro em contratações específicas. Por exemplo, uma empresa que já possui profissionais suficientes para todos os cargos, pode contratar um gerente de marketing para acompanhar as estratégias da agência terceirizada que trabalha para o negócio.

Essa medida possibilita evitar atrasos por falta de tempo, já que nem sempre os sócios conseguirão aprovar os conteúdos e ações de marketing propostas dentro do prazo. 

Lado a lado com essa conclusão, um profissional formado e experiente na área poderá se dedicar exclusivamente a ela, garantindo um acompanhamento mais técnico e apurado às atividades da agência para alavancar os resultados.

Investir em marketing

Existe um pensamento de que não vale a pena investir em marketing quando o negócio é pequeno. Isso ocorre porque alguns empreendedores acham que é preciso gastar uma fortuna para isso, mas há estratégias e tecnologias adaptadas para empresas de todos os portes.

Nesse sentido, é importante considerar investir o lucro em marketing. Essa é uma área decisiva para crescer cada vez mais, já que ajuda a atrair o público certo, aumentar a visibilidade e acelerar as vendas. 

Automatizar processos

O grande volume de tarefas manuais para fazer acaba tomando muito tempo e energia dos colaboradores. Daí que parte do lucro pode ser reinvestido na automação de processos para reduzir custos, aumentar a produtividade e demandar menos pessoas em cada setor.

Nesse cenário, os colaboradores se libertam de atividades repetitivas e podem focar nas demandas estratégicas. A dica é, portanto, apostar em ferramentas tecnológicas para otimizar processos e melhorar a qualidade dos trabalhos realizados.

Leia também::: Como escolher um software de controle financeiro?

Apostar no mercado financeiro

Se a empresa está escalando e já atingiu um nível satisfatório de crescimento, é sinal de que ela pode estar perdendo oportunidades, com lucro acumulado em contas bancárias, sem render frutos. Uma alternativa é investir esse lucro no mercado financeiro para render.

Dessa maneira, os recursos não são engolidos pela inflação – algo que ocorre quando eles ficam parados – e você consegue crescer com mais facilidade. Existem várias opções de investimentos financeiros, seja renda fixa ou renda variável. 

Tudo vai depender do seu perfil enquanto investidor. Se você é mais conservador, vale apostar por enquanto em renda fixa. Já se quer apostar todas as suas fichas e não se importa em correr mais riscos, é possível considerar a renda variável. 

Uma dica é recorrer à uma consultoria financeira. Os consultores vão poder orientar sobre quais as melhores opções de investimentos para aplicar o lucro do seu negócio. 

Não existe fórmula secreta para investir o lucro na empresa

Neste post, vimos 5 formas de reinvestir o lucro da sua empresa. Reforçamos que a escolha do investimento sempre vai depender de cada caso e das particularidades do negócio. 

Cabe, então, ao gestor analisar o que seria mais vantajoso para investir o lucro, avaliando o cenário, os números do negócio e os recursos disponíveis para tal. O importante é garantir que os lucros existentes retornem futuramente como benefícios para a empresa.

Gostou do artigo e quer continuar se aprofundando? Então confira nosso conteúdo Controle financeiro: Dicas para alavancar seu negócio.