Como escolher um software de controle financeiro?

Como escolher um software de controle financeiro?

O crescimento de qualquer empresa tem como pilares o controle financeiro e planejamento. E nesse sentido, ter como aliado a tecnologia, por meio de um software de controle financeiro pode ser a melhor opção.

O uso de tal ferramenta permite — além do controle — gerar métricas e relatórios que contribuem para o entendimento da situação financeira do negócio. Além disso, pode ser usada por qualquer tipo de empresa, independente do seu porte.

Para saber como escolher um software de controle financeiro, e o que considerar no momento da escolha, preparamos o artigo a seguir. Vamos conferir

Para que serve um software de controle financeiro?

O software de controle financeiro vai muito além de apenas indicar quanto de dinheiro entra e sai da empresa. Ele também permite saber quem são os clientes mais lucrativos, precificar produtos e serviços de forma mais assertiva, acompanhar o fluxo de caixa, emitir boletos e notas fiscais, entre outros.

Ou seja, é uma ferramenta bastante útil para o dia a dia da sua empresa e que permitirá que você tenha de fato melhor controle financeiro, e tudo de forma prática e rápida. E ao ter tais informações no mesmo lugar, os erros são reduzidos a zero e fica mais fácil perceber quais áreas merecem atenção na sua empresa.

Como escolher um software de controle financeiro?

Mas o que você deve considerar ao escolher um software de controle financeiro? Se você fizer uma pesquisa agora na internet, verá várias opções, e com certeza ficará em dúvida sobre qual escolher.

Por isso, alguns pontos devem ser observados no momento da sua escolha. Alguns deles, diga-se de passagem, são essenciais, mas que nem todas as plataformas possuem. Por exemplo, a integração entre os setores é algo necessário. Essa integração permite a troca de informações dentro da empresa entre os colaboradores, permitindo um controle financeiro mais real de cada projeto.

Outro ponto importante, considerando os dias atuais, é sua acessibilidade. Plataformas que requerem a instalação em um computador as torna obsoletas. Por isso, prefira as que estejam hospedadas em nuvem — isso permitirá que você possa acessá-la de onde estiver, seja usando um computador, um tablet ou mesmo seu celular. 

Um sistema de gestão portátil e com uma interface fácil de usar, com certeza, representa uma vantagem até difícil de mensurar em relação aos concorrentes que não dispõem das mesmas facilidades e agilidade. Monitorar e gerir à distância é um dos grandes benefícios trazidos por sistemas modernos que utilizam o potencial da internet.

Importante também que o software permita a geração de relatórios dos mais variados. Assim você pode acompanhar cada detalhe do negócio, observando métricas importantes e tendo indicadores de desempenho confiáveis.

Leia também::: Por que é importante ter clientes recorrentes?

Segurança e suporte

Também é importante que o software, mesmo que hospedado na nuvem, tenha total segurança e proteção dos dados. Para isso, deve usar a criptografia necessária para evitar acessos não permitidos.

Deve também ter um bom suporte técnico, que possa solucionar e lhe orientar diante de eventuais dificuldades ou dúvidas que possam surgir. Fique atento também se o software pode ser escalável de acordo com suas necessidades, e se conta com atualizações sempre que necessário.

ContaAzul é a melhor opção

Entre os softwares de controle financeiro o ContaAzul se destaca. Com a plataforma você pode emitir boleto e nota fiscal, fazer o controle de estoque, criar e enviar faturas para seus clientes, controlar a frente de caixa e muito mais.

Ele é um sistema online que permite que você tenha diversos tipos de controle empresarial e financeiro. Ele  também pode ser acessado de qualquer lugar, permitindo mais agilidade e assertividade na tomada de decisões.

Ele ainda conta com diversas outras funcionalidades que tornarão o dia a dia da sua empresa mais fácil e prático, tais como controle de estoque, conciliação bancária, controle de vendas, entre muitos outros.

Venha para a ContabilizaRIO

Espero que suas dúvidas sobre como escolher um software de gestão financeira tenham sido sanadas. E como percebeu, o ContaAzul se destaca no mercado por sua inovação, integração e facilidade de uso.

Aqui na ContabilizaRIO você também conta com a Gestão Financeira para seu negócio, que permite que você possa integrar seu sistema com a gente, tornando seus processos ainda mais práticos e com menos burocracia. E com nosso suporte, você terá mais tempo para fazer sua empresa crescer!

Como você viu, saber como escolher um software de controle financeiro pode fazer toda a diferença na sua empresa. E caso precise de ajuda, conte com a ContabilizaRIO!

Comentários