Entenda como vender produtos digitais no Hotmart

Entenda como vender produtos digitais no Hotmart

Para quem está entrando na área dos infoprodutos, conhecer as plataformas para venda existentes é fundamental. E muitos também perguntam como fazer a primeira venda no Hotmart.

Ela é uma das principais plataformas para venda de produtos digitais do planeta. São mais de 370 mil produtos cadastrados, 26 milhões de usuários e vendas realizadas em mais de 188 países. 

No artigo abaixo explicamos melhor o que é o Hotmart e como fazer sua primeira venda de produto digital. Vamos conferir?

O que é Hotmart?

Hotmart é uma plataforma de distribuição de produtos digitais. Oferece serviços de hospedagem de produtos digitais e também soluções para auxiliar na venda, além de processar pagamentos e repartir automaticamente o valor devido a cada parte envolvida.

No Hotmart, você pode ter três funções:

Produtor

Produtores Hotmart são indivíduos ou empresas que usam a plataforma para hospedar conteúdo digital que criaram e fazem marketing online. Esses produtos podem ser e-books, cursos online, manuais técnicos, entre outras opções.

Afiliado

Um Afiliado é alguém que recomenda/promove os produtos de outras pessoas, os Produtores, e recebe comissões pelas vendas que fazem. No Hotmart, você pode se registrar como Afiliado gratuitamente e escolher entre milhares de produtos digitais de diferentes nichos para começar a promover online.

Comprador

O comprador é aquele que adquire um produto comercializado na plataforma Hotmart.

Leia também::: As 5 melhores plataformas para vender infoprodutos

Como fazer a primeira venda no Hotmart 

A primeira venda é a conquista mais importante para o empreendedor. Isso porque é uma etapa transformadora, capaz de tirar o empresário da inércia e colocá-lo no caminho certo para uma carreira promissora.

Existem muitas pessoas que trabalham como Produtor ou Afiliado e alcançam algo que nunca imaginaram ser possível antes de entrar no mercado digital. Mas não pense que isso é um passeio no parque! 

Embora seja possível, começar um negócio online exige o mesmo esforço de começar um negócio físico, um curso presencial ou qualquer outro tipo de negócio tradicional.

A partir de agora, vamos ajudá-lo a pavimentar o caminho para fazer sua primeira venda de forma fácil. No entanto, é importante que você entenda que:

  • Você está apenas começando e os resultados virão com o tempo. Portanto, não se surpreenda se sua primeira venda não gerar tanto lucro quanto você esperava;
  • Só é possível otimizar algo após os primeiros resultados;
  • A primeira venda trata da compreensão da dinâmica do seu negócio, e não da criação do negócio.

Passo a passo

É claro que o primeiro passo é ter o que vender! Após isso, é necessário fazer o cadastro na Hotmart. Após, você vai definir se venderá como Produtor ou como Afiliado. 

Nicho

O primeiro passo para fazer a primeira venda é escolher um nicho de mercado com o qual você se identifica e domina.

Quando você escolhe um nicho alinhado com os seus interesses, fica mais fácil produzir conteúdos de qualidade para a sua audiência e construir uma imagem de autoridade no assunto.

Sem contar que a satisfação com o trabalho e as suas chances de conquistar a primeira venda serão maiores.

Conheça seu público

O trabalho de um afiliado é servir de ponte entre o produto ou serviço e o consumidor, unindo as duas pontas do processo de vendas.

Ou seja, é muito importante que esse profissional conheça a fundo o público para se comunicar melhor com ele. E uma das maneiras mais eficazes de conhecer a sua audiência é definindo uma persona.

A persona funciona como uma representação do consumidor ideal de um produto ou serviço. Funciona como um personagem, com rosto, nome, profissão, interesses, comportamento e necessidades.

Essas informações ajudam a entender quais as principais dúvidas e problemas que os seus clientes estão enfrentando. Com isso em mente, você consegue oferecer as soluções que eles precisam na hora certa, aumentando a chance de vender.

Tenha um bom produto

A escolha do produto digital talvez seja o aspecto mais importante para o sucesso ou fracasso do seu negócio. O ideal é trabalhar com um produto que seja relacionado ao nicho com o qual você trabalha e tem conhecimento, mesmo que seja pequeno.

Isso fará com que você apresente um material mais alinhado aos interesses de possíveis compradores, ampliando, assim, as chances de conquistar a sua primeira venda.

Material para a promoção do produto

Um produto que tenha um bom material de promoção vai te poupar um bom trabalho. Por isso, crie banners, vídeos e e-mails. Esse material vai ser importante nesta fase inicial, até para você ter uma base de como a promoção do produto tem sido feita.

Leia também::: 6 em 7: o que é e como funciona?

Aposte no tráfego pago

O tráfego pago consiste, basicamente, em pagar para que seus conteúdos sejam impulsionados em sites ou outras plataformas.

Dessa maneira, as suas fotos, textos ou vídeos são vistos por um número maior de pessoas e, consequentemente, aumentam as chances de fazer a sua primeira venda.

É possível criar anúncios no Google e em diversas redes sociais. E, nesse sentido, três ferramentas se destacam: Google Ads, Facebook e Redes de tráfego.

Não se esqueça do tráfego orgânico

Como você já deve imaginar, o tráfego orgânico é aquele conquistado de maneira totalmente gratuita, sem investimento.

Entre os principais canais e ferramentas que você pode usar para gerar tráfego orgânico estão as redes sociais, plataformas com o YouTube e um blog.

Boas práticas do mercado digital

Por fim, para ser um bom profissional digital e fazer sua primeira venda no Hotmart, é importante ficar atento ao que pode e ao que não pode ser feito na hora de divulgar um produto na internet.

Por causa da falta de experiência, muitas pessoas acabam, sem perceber, cometendo erros graves e que colocam em risco seu negócio. Isso inclui a divulgação de spam e publicidade enganosa.

Além de prejudicar a sua imagem como profissional, afastando os consumidores, você ainda pode entrar em conflito com os Termos de Uso da Hotmart.

Agora é com você!

Ao seguir os passos acima, você estará cada vez mais próximo da sua primeira venda no Hotmart. É claro que com o tempo você vai aperfeiçoando suas técnicas até chegar ao ponto em que tudo se torna mais fácil.

Mas como mencionamos, a primeira venda é sempre um dos pontos mais difíceis. E por isso, o importante é não desanimar. Será também necessário que você faça investimentos, de tempo e de dinheiro, para atingir seus resultados.

E se você deseja seguir nesse caminho de venda de produtos digitais, confira também nosso artigo sobre Estratégias para lançamento de produto: Tenha uma campanha de sucesso!

Caso tenha alguma dúvida de como abrir sua empresa de infoprodutor ou caso precise de uma contabilidade especializada em infoprodutor, entre em contato com a Contabiliza Rio e agende uma consultoria hoje mesmo.

Comentários