Seu contador orientou você nesta pandemia, ou somente entregou folha?

Seu contador orientou você nesta pandemia, ou somente entregou folha?

Vamos direto ao ponto: nesta pandemia, seu contador orientou você na gestão do seu negócio? Ou apenas gerou folha de pagamento e guia do imposto? O tempo em que a função do contador era apenas cuidar dos tributos da empresa e folha de pagamento ficou para trás, e não é de hoje!

Nos dias atuais, a figura do contador vai muito além. Se antes ele era responsável pela contabilidade da empresa, agora é necessário que ele desempenhe a função de consultor, orientando quanto a gestão do seu negócio, oportunidades e mudanças no mercado, claro que sem deixar de lado os serviços contábeis. 

Quer entender mais sobre essa evolução dos contadores para consultores? Então confira no artigo que preparamos para você!

O que é contabilidade consultiva?

Para entender essa evolução, é preciso entender que ela está diretamente ligada à contabilidade consultiva, que atua de forma mais estratégica, onde o contador passa a atuar como um consultor estratégico para o crescimento do empreendedor. Juntos, analisam os dados e determinam quais ações serão tomadas pelo bem da empresa. 

Essa nova metodologia está cada vez maior dentro do contexto empresarial e vem permitindo que negócios possam ser escalados com maior rapidez. A contabilidade consultiva pode ser considerada como uma evolução da contabilidade tradicional, e tem como papel manter empreendedores e líderes informados sobre a gestão contábil e seus aspectos mais relevantes para o negócio. 

Por isso, nesse novo modelo, o contador passa a atuar como um consultor, e ocupa um papel de parceiro estratégico do crescimento da empresa, indiferente de seu segmento ou tamanho. Além disso, por meio dessa parceria, o consultor contábil coloca todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, não só para questões fiscais, contábeis e trabalhistas, mas sim, para permitir maior entendimento dos empresários sobre sua empresa, finanças, e como usar oportunidades para transformar a empresa.

Como a contabilidade consultiva atua?

Desta forma, a figura do contador deixa de ser apenas aquele cara que gera guias de impostos e folha de pagamento para a empresa, passando orientar de forma mais presencial e estratégica o empresário. Para isso, ele usa informações de registros, demonstrações e movimentações para elaborar interpretações e análises. E como resultado, entrega ao empresário indicadores que permitem uma melhor tomada de decisão.

Porém, é importante ressaltar que entre principais elementos de uma contabilidade consultiva é a relação de confiança e profissionalismo entre as partes. Isso garantirá maior qualidade nas informações analisadas. Além disso, o uso da contabilidade digital como aliada é de fundamental importância, permitindo uma troca de informações em tempo real, otimizando os dados e permitindo que a orientação por parte do consultor contábil seja mais rápida e assertiva.

Além disso, uma contabilidade consultiva traz inúmeros benefícios às empresas, e que proporcionam impactos positivos em diversas áreas. Isso é possível por meio de uma análise profunda na empresa, a identificação mais rápida dos problemas, e que proporciona uma correção de rota mais ágil. Logo, o empresário passa a ter uma visão ampliada de oportunidades que o mercado oferece.

Venha para a ContabilizaRIO

Como você viu, nos dias atuais o papel do contador vai muito além de apenas gerar guias de impostos e folha de pagamento para empresa. Atuar como um consultor é um diferencial necessário para os negócios e permitem que eles se destacam ainda mais no cenário atual.

Com a ContabilizaRIO você tem um time de consultores que podem estar ao seu lado, auxiliando no crescimento do seu negócio e adiantando oportunidades que você poderá aproveitar. Temos ampla experiência na área e, com o uso da contabilidade digital, sua empresa poderá atingir um próximo nível de crescimento mais rapidamente.

Por isso, seu contador orientou você nesta pandemia, ótimo. Mas se ele apenas gerou guias de impostos e folha de pagamento, isso mostra que é hora de mudar de contabilidade e ter consultores ao seu lado, trabalhando pelo sucesso da sua empresa. Entre em contato agora mesmo com a ContabilizaRIO e viva esse novo momento.

Comentários