Como abrir uma empresa em sociedade?

Como abrir uma empresa em sociedade?

Abrir uma empresa com sócio pode ser uma opção vantajosa para quem almeja dividir responsabilidades, investir maior capital e, de quebra, ter uma parceria complementar decidindo o rumo do negócio. 

Mas para que a sociedade empresarial dê certo, é necessário entender como funciona, escolher o sócio ideal, o modelo societário mais adequado e definir uma série de outros elementos. 

Saber como proceder é muito importante para evitar dores de cabeça lá na frente por causa de possíveis desentendimentos ou rupturas. 

Quer descobrir como abrir uma empresa em sociedade? Então acompanhe a leitura deste artigo!

Quais os principais tipos de sociedade?

Antes de trazer alguns procedimentos que devem ser realizados para abrir uma sociedade, vamos conversar sobre os principais tipos de sociedade ou modelos societários existentes no Brasil. 

Lembrando que a legislação brasileira e as burocracias envolvidas no processo de abertura de empresa do nosso país estão entre as mais complexas do mundo. Daí a importância de contar com um contador para ter orientação sobre qual é o tipo de sociedade mais alinhado aos seus objetivos. 

Considerando isso, entre os principais modelos societários temos:

  • Sociedade Empresarial Simples: destina-se a prestadores de serviço em geral e deve estar registrada;
  • Sociedade Empresarial LTDA: a Sociedade Limitada geralmente é composta por dois ou mais sócios, define padrões/participação com base no valor investido por cada um deles;
  • Sociedade Empresarial em Nome Coletivo: constituída unicamente por pessoas físicas, com um dos sócios respondendo pelas obrigações;
  • Sociedade Empresarial S.A: pode ser de capital fechado ou aberto com a presença de pessoas físicas e jurídicas. As cotas dos sócios podem ser vendidas no mercado financeiro como ações.

Segundo o Sebrae, a Sociedade LTDA é o tipo de sociedade empresarial mais adotado no Brasil, sobretudo porque é um modelo que garante a proteção do patrimônio individual dos sócios. Assim, caso a empresa tenha dívidas, os bens individuais não serão utilizados para a quitação dos débitos.

A seguir, você pode conferir algumas dicas e procedimentos para saber como abrir empresa com um sócio. 

Como abrir uma empresa em sociedade?

1- Escolha o sócio ideal 

O primeiro passo é escolher o melhor sócio para embarcar nesse sonho com você. Aqui, é importante considerar mais do que uma relação de amizade, mas se o profissional já tem alguma experiência ou partilha de objetivos e visão de negócio similares. 

Ter as ideias alinhadas é um fator decisivo para minimizar o risco de conflitos e conquistar bons resultados com a sociedade empresarial. 

2- Estabeleça os investimentos

Depois que escolher o sócio, é necessário estabelecer o valor que cada um irá investir no negócio. 

Para evitar problemas futuros, o acordo deve firmar como ficará a empresa em caso de briga ou ruptura da sociedade e como cada sócio será remunerado.

Nas pequenas e médias empresas, por exemplo, há dois modelos de remuneração de sócios, o pró-labore e a distribuição de lucros. 

O pró-labore funciona como o salário do sócio, ou seja, trata-se de um valor fixo mensal. Já a distribuição dos lucros prevê a repartição do valor que sobra dos pagamentos e do fechamento do balanço. 

3- Divida as funções e responsabilidades

Outro ponto que deve ser visto para abrir empresa com sócio é a divisão das atividades e responsabilidades. 

Além de acordar verbalmente, essas informações devem estar registradas no Contrato Social, a fim de garantir maior segurança aos envolvidos e, claro, o cumprimento das funções.

4- Faça um bom plano de negócios

Fazer um plano de negócios é essencial para definir os objetivos da empresa e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados. 

O ponto central é buscar informações detalhadas sobre aspectos como o segmento do negócio, os produtos/serviços a serem oferecidos, clientes, concorrentes e estudar até que ponto a ideia é viável. 

Além disso, é nessa etapa em que começam a ser decididos o nome da empresa, o número de sócios, bem como as atividades e a sede onde elas serão realizadas.

5- Contrate um contador 

Contar com um bom contador pode fazer toda a diferença na abertura da sociedade empresarial. Esse profissional tem expertise para avaliar as opções mais adequadas para o negócio, desde o melhor regime tributário para redução de impostos até prestar todo o suporte necessário nas suas dúvidas sobre o mercado.

Sem falar que o contador pode fazer todos os procedimentos de abertura, se comprometendo a obter todos os documentos necessários para a regularização.

6- Defina o tipo de empresa 

Também é necessário definir o enquadramento que a empresa terá. Ela poderá ser desde Sociedade Empresária Limitada e Sociedade Simples Limitada até Sociedade Anônima, Sociedade Cooperativa, entre outras. 

Essa escolha requer conhecimento sobre como funciona cada modelo societário, quais os benefícios e de que forma se alinha com os objetivos dos sócios. Então, novamente, é recomendado contar com o auxílio de um profissional contábil. 

7- Realize as consultas e os registros necessários

Outro passo fundamental é realizar uma consulta prévia da localização onde serão realizadas as atividades, da situação civil dos sócios e do nome escolhido para a empresa.

O Contrato Social, documento que indica as responsabilidades, direitos dos sócios e demais características da empresa, também deve ser registrado na Junta Comercial ou Cartório. 

Os empresários deverão reunir todos os documentos necessários e pagar as taxas de registro. Também é importante solicitar o cadastro do CNPJ no site da Receita Federal. 

8- Inscrições e alvará de funcionamento

Além dos registros, é necessário fazer as inscrições municipais e estaduais para regularizar o negócio. 

A inscrição estadual tem como objetivo garantir que a sociedade cumpra as obrigações fiscais com a Fazenda do Estado e se faz obrigatória para:

  • Empresas do comércio;
  • Indústrias e serviços de telefonia;
  • Distribuição de energia elétrica;
  • Transportes interestaduais e intermunicipais;

Se a sua empresa se enquadra como prestadora de serviços, torna-se preciso realizar também a inscrição municipal para contribuir com os impostos do município. 

Você e seu sócio devem, ainda, solicitar a consulta prévia do local à Prefeitura Municipal para entender se é possível realizar as atividades empresariais no endereço escolhido. Após obter a descrição oficial do endereço, podem adquirir o Alvará de Funcionamento

Esses são alguns procedimentos básicos para abrir uma empresa em sociedade e fazê-la funcionar. O importante é estudar sobre o processo de abertura, escolher sócios com perfil parecido e, claro, contar com um contador caso queira ter mais facilidade na regularização.

Gostou do artigo? Confira também nosso post SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: tudo que você precisa saber.

Comentários