O marketing para médicos ainda é pouco usado na área médica. É comum alguns médicos pensarem que há limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mas o fato é que, quando feito de forma estratégica, ele pode trazer resultados fantásticos para saúde financeira da sua clínica médica.

Cada vez mais as pessoas buscam conexões, e ao buscar algum atendimento médico, a preferência pode ser por aquele profissional que ela já viu na internet e que demonstrou ter conhecimento profundo sobre o tema. Aliás, esse é o novo conceito de marketing para médicos: mais que apenas um panfleto mostrando seu endereço e telefone, é necessário entregar conteúdo ao se público, criando a conexão que mencionamos acima.

Achou interessante? Então siga a leitura do artigo e veja como sua clínica pode se destacar no mercado com um marketing para médicos assertivo!

O que é o marketing para médicos?

O sucesso e o crescimento do seu negócio na área médica, dependem do número de atendimentos aos seus pacientes, atuais e futuros. E para garantir que sua clínica siga avançando, é necessário aumentar sua presença online. É aí que entra o marketing para médicos, uma estratégia que visa dar autoridade ao profissional da área médica, mostrando que ele é a melhor opção quando a pessoa precisar de atendimento médico.

Para isso, toda uma reputação digital precisa ser construída. Claro que seus anos de experiência, cursos, certificações, participação em seminários e aperfeiçoamentos são de fundamental importância. Mas se eles ficarem guardados em sua gaveta, de nada adiantarão.

Mas, por mais difícil que seja, o marketing é uma ótima oportunidade para os médicos que desejam aumentar o número de pacientes. Aqueles que investem em marketing prosperam, enquanto outros que resistem tendem a ficar para trás. Felizmente, algumas táticas simples podem aumentar rapidamente a presença online e offline dos seus serviços médicos, facilitando para os futuros pacientes encontrarem você.

Antes de começarmos, há alguns pontos importantes a serem lembrados ao planejar sua estratégia de marketing:

Marketing não é propaganda

Embora a propaganda possa desempenhar um papel em sua estratégia de marketing. O marketing envolve relações públicas, planejamento de mídia, suporte ao cliente, pesquisa de mercado e envolvimento da comunidade, bem como publicidade.

O marketing é um processo contínuo

Sua estratégia se adapta às mudanças na indústria e no mundo ao seu redor. Invista em uma estratégia de longo prazo para expandir seus negócios ao longo do tempo, em vez de tentar um esquema do tipo “configure e esqueça”, que provavelmente ficará aquém.

O marketing é um investimento

Você não deve apenas planejar gastar tempo e dinheiro em sua estratégia de marketing, mas também acompanhar os resultados para determinar o retorno do investimento e garantir que está no caminho certo para o sucesso.

Marketing é uma conversa entre você e seus clientes

Como tal, você deve se concentrar no que seu público-alvo — sejam pacientes, outros médicos ou uma combinação de ambos — deseja e precisa do seu conhecimento.

Site de alta performance para médicos

Sua clínica precisa ter presença online, em algum lugar onde você possa ser encontrado por pacientes potenciais. E é nesse espaço que você conversa com seus pacientes, mostrar tudo o que pode fazer por eles e como eles poderão entrar em contato com sua clínica.

Um dos primeiros passos quando se fala em marketing para médicos é a construção de um site. Ele é fundamental para seu sucesso. E para isso, contrate alguma empresa que tenha experiência nessa área, com conhecimento em SEO, UX Design, e que consiga entregar ao que reflita no ambiente virtual como é sua clínica física.

Tenha um blog

Um blog atualizado regularmente conectado ao site da sua prática médica oferece muitas oportunidades para atender às necessidades e interesses do seu público. Este também é o lugar para marketing de conteúdo, um tipo de redação que ajuda a construir sua marca pessoal e mostrar quem você é.

Forneça conteúdo

Existem mais de 1,94 bilhão de usuários ativos mensais do Facebook em todo o mundo. E como o slogan da rede social deixa claro, o site tem tudo a ver com conexão. Uma página profissional no Facebook para a sua clínica médica (separada da sua página pessoal) permite que você contate frequentemente o seu público e lembre-o de sua presença.

Postar dicas, notícias e outros itens notáveis ​​ajudará a garantir que seguidores e fãs tenham você em mente quando precisarem de serviços médicos. É também um fórum ideal para suas postagens de blog — links úteis e interessantes que você publica no Facebook podem ser compartilhados e divulgados, fornecendo um boca a boca virtual sobre você.

O Instagram é outra rede social que fornece oportunidade adicional para se conectar e compartilhar com seu público. A chave para manter uma presença online bem-sucedida é a postagem frequente e consistente — tente postar em suas contas várias vezes ao dia, se possível, usando principalmente o Stories para isso.

Use o e-mail marketing

Capturar endereços de e-mail e enviar regularmente por e-mail sua lista de contatos direciona o tráfego para seu site, blog e páginas de redes sociais, o que, por sua vez, direciona solicitações de nomeação e referências adicionais.

Comece coletando assinantes de seu cliente existente e base de referência, bem como de seus seguidores de mídia social. Em seguida, crie um modelo de boletim informativo com um serviço de mala direta. Não tem certeza do que incluir? Experimente começar com destaques de seu trabalho recente e links para suas postagens de blog.

Grave vídeos

Use também o YouTube para se comunicar com seu público. Grave vídeos com dicas, experiências médicas e procure sempre compartilhar informações que sejam relevantes para seus pacientes. Isso faz com que eles sintam ainda mais confiança em você e em sua clínica e, quando precisarem de atendimento, terão você como primeira opção.

Aplique em sua clínica

O marketing para médicos não é apenas uma estratégia que você pode usar para alcançar pacientes em potencial e dar aos seus pacientes atuais uma experiência melhor. É também a inovação de que você precisa para competir no futuro.

Por isso, se você ainda não está construindo sua reputação online, saiba que está perdendo tempo e, quando se der conta, pode ser tarde demais. Invista quanto antes em marketing e procure tornar-se referência na área em que atua. Você pode ter certeza que desta forma construirá um público sólido e que o acompanhará por vários e vários anos, gerando receita e renda.

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