Controle financeiro: Dicas para alavancar seu negócio

Controle financeiro: Dicas para alavancar seu negócio

Um controle financeiro bem elaborado pode ser um grande diferencial para sua empresa. Afinal de contas, saber exatamente quanto entra em recursos, e no que eles são gastos, permite que você tenha maior segurança e possa realizar investimentos mais assertivos em busca do crescimento do negócio.

Mas para o empreendedor realizar essa atividade sem erros nem sempre é possível seja por falta de tempo ou de conhecimento. Na correria do dia a dia, controlar cada gasto da empresa requer uma dedicação extra do empresário, e qualquer erro pode comprometer todas as informações, fazendo com que o gestor se baseie em números que podem não condizer com a realidade.

Para ter um controle financeiro eficiente e que possa ser usado para alavancar seu negócio, preparamos este artigo com dicas que você pode aplicar na sua empresa. Confira!

Tenha um planejamento financeiro

Não se chega a lugar algum sem um planejamento. E na área financeira é a mesma coisa! Ter um planejamento financeiro bem elaborado é peça-chave para um controle financeiro eficiente na empresa.

Você deve organizar todos os gastos para que consiga programar quais serão os fluxos de caixa dentro de determinado período, compreendendo ainda o que é receita e lucro. Importante ainda definir metas claras e objetivas, e principalmente que possam ser atingidas. Tais metas podem ser mensais, bimestrais, semestrais ou anuais. 

Projete possíveis cenários

Uma dica para ter um controle financeiro eficiente é projetar cenários. Isso permite você se antecipar e saber que resultados pode obter dependendo da decisão que você toma. Ao fazer essa projeção procure antecipar todo o ciclo operacional de sua empresa, considerando cada etapa e seu custo, como compra de matéria-prima, estocagem, produção, venda e recebimento.

Tais dados permitem você ter a real noção de seus gastos para produção e quais valores serão recebidos por isso, verificando ainda o que pode ser lucro ou prejuízo. Para seu controle financeiro, isso acaba sendo um grande diferencial, já que trabalhará com cenários futuros bastante realistas.

Controle seu estoque

O controle financeiro da empresa também está diretamente ligado ao seu estoque. Se ele está muito cheio, significa que seu dinheiro está parado. Já um estoque muito vazio pode ocasionar problemas no fluxo de produção da sua empresa.

O ideal é ter um controle significativo do estoque, garantindo que você tenha produtos suficientes para não parar sua produção ou deixar de atender aos clientes. 

Evite empréstimos

Outra dica bastante importante é quanto aos empréstimos bancários. Sempre que possível, tente evitar essa forma de obter dinheiro para sua empresa. Como há juros nas operações, e geralmente eles são altos, isso pode comprometer seu fluxo de caixa e em casos mais extremos, até mesmo tornar-se o responsável pelo fechamento do seu negócio.

Procure também separar suas contas pessoais das empresariais. Usar dinheiro da empresa para pagar suas contas, e vice-e-versa, está entre os principais responsáveis em fazer perder o controle das finanças e o resultado pode ser bastante desastroso.

Faça um controle de gastos

Procure ter controle total de todos os gastos da sua empresa, não deixando nada de fora nunca. Tudo o que for gasto pela sua empresa deve ser anotado, desde os valores com o cafezinho, ou a compra de uma nova máquina. Tudo é importante e deixar principalmente os pequenos valores de fora podem comprometer seu controle financeiro.

Nesse controle dos gastos, procure também separar seus custos fixos (aqueles que você tem todo mês, como aluguel, água, energia elétrica, salários, entre outros), dos variáveis (que variam de mês para mês, como compra de matéria-prima, horas-extras de funcionários, entre outros). Isso permite você acompanhar com maior precisão seu fluxo de caixa.

Pague sempre em dia

Com um controle financeiro eficiente na empresa, você sabe exatamente quanto tem em caixa e quais serão seus gastos futuros. Com tal informação, você pode negociar o pagamento antecipado de algumas contas, ganhando descontos com a operação e reduzindo seus custos. Além disso, ao fazer essa antecipação com fornecedores, você passa maior credibilidade e ganha maior crédito com eles.

Evite ao máximo fazer o contrário: atrasar pagamentos. Além de ter gastos extras com juros e multas, isso prejudica a imagem da sua empresa e esses gastos extras prejudicam seu controle financeiro.

Terceirize seu financeiro

Uma forma bastante eficaz de garantir um controle financeiro bem elaborado é terceirizando esse trabalho com quem é especialista na área. Contar com um escritório contábil que cuide de todas as finanças da sua empresa, permite que você tenha maior segurança nos dados e lhe dá mais tempo para se dedicar a outros setores do seu negócio e também na prospecção de novos clientes.

Na Contabiliza RIO você tem acesso ao serviço de BPO Financeiro (Business Process Outsourcing), em que toda a parte financeira da sua empresa para a ser cuidada por uma equipe profissional. Isso garante que todas as suas ações e processos sejam monitorados, auxiliando no planejamento e garantindo maior eficiência operacional. Como resultado final, você tem aumento dos seus lucros.

Agora que você viu como fazer um controle financeiro de sua empresa, e que a terceirização pode ser um excelente caminho, que tal conhecer tudo o que a Contabiliza RIO tem a oferecer para você nessa área? Acesse nossa página de Soluções em Gestão Financeira e se surpreenda com tudo o que é possível.

Comentários