Planejamento empresarial 2021: Passo a passo

Planejamento empresarial 2021: Passo a passo

O planejamento empresarial sempre parece uma tarefa difícil. As ideias atropelam-se à medida que as preocupações orçamentais e logísticas disputam o espaço do cérebro. 

Quer você seja novo ou um profissional experiente, as informações que devem constar no seu documento podem servir como um guia simples para o planejamento empresarial 2021.

E para elaborar o seu, siga os passos que apresentamos a seguir!

1. Planeje suas ações

Antes de começar, faça um pequeno trabalho de preparação. Faça uma lista de desejos do que você acha que gostaria de realizar em 2021, analise seu estado atual de pontos fortes e fracos e analise suas finanças. 

Reserve um tempo para escrever tudo isso – apenas colocar suas idéias iniciais no papel pode ajudar a esclarecer e orientar o processo de planejamento.

Também revise seu escopo de marketing atual. O que você tem feito que funcionou? Onde você pode melhorar? Gastar um pouco de tempo analisando seus esforços de marketing anteriores e atuais o ajudará a formular uma estratégia para o ano.

A chave para um planejamento de negócios eficaz para 2021 é adotar uma abordagem integrativa: as técnicas de marketing tradicional e digital precisam coexistir e funcionar juntas de maneira integrada. Colocar estratégias viáveis ​​em prática é uma missão crítica.

2. Identifique e esclareça seus objetivos

A próxima etapa na criação de um plano de negócios estratégico é identificar e esclarecer seus objetivos. Onde você está e onde deseja estar até o final de 2021 (e além)? 

Defina metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e oportunas) com base em sua análise das tendências atuais de negócios e oportunidades de mercado. 

Em seguida, determine quais recursos você precisará. Você os tem em casa? Você precisa terceirizar responsabilidades críticas, como financeiro, contábil, etc.? 

3. Revisite o básico

Quem é você como marca, quem deseja alcançar e como o fará? Examine o seguinte:

Cliente ideal

Quem é o seu cliente ideal? Comece pensando em seus clientes atuais e crie uma pequena lista de recursos / elementos para descrevê-los. Concentrar seus esforços em seus clientes ideais o ajudará a eliminar qualquer cliente “inferior ao ideal” para que você possa aumentar o desempenho.

Proposta de venda exclusiva (PVE)

Qual é a sua proposta de venda exclusiva? Por que você é diferente ou melhor do que seus concorrentes? Não seja pego pensando que você não tem concorrência. Mesmo que seu produto ou serviço seja revolucionário, como as pessoas saberão sobre ele ou o encontrarão? Quais palavras-chave os clientes entrarão no Google para encontrá-lo? Esses resultados para essa palavra-chave podem ser seus concorrentes.

Mensagem/Declaração de missão

Sabendo quem é seu cliente ideal e qual é o seu PVE, faça um esboço de uma declaração de missão. Mencione seu treinamento, experiência, valor que você traz para a mesa. Gaste um pouco de tempo nisso, pois isso mudará muito pouco a cada ano. Esta mensagem será utilizada em parte (ou no todo) na maioria dos seus materiais de marketing.

Plataforma/Meio

Existem muitos lugares onde você pode comercializar o seu negócio – tanto on-line quanto off-line. É aqui que um pouco do trabalho de “pré-planejamento” vai ajudar! Faça uma lista de 5 a 7 locais diferentes que geraram seus melhores leads. Não se esqueça – em teoria, esses leads seriam seu melhor cliente!

4. Não esqueça de prever uma melhora operacional

Incluir um plano de melhoria operacional em seu planejamento empresarial é um requisito fundamental para qualquer empresa que queira se destacar no mundo dos negócios em constante mudança. 

Esta parte do seu plano de negócios pode se beneficiar com a ajuda de sua equipe. Programe algumas sessões de brainstorming e tire as melhores ideias.

Os tópicos para discutir e abordar como parte do seu plano de melhoria operacional podem incluir:

Instalações

O seu espaço atual está configurado para crescer? Descreva todos os custos associados à sua instalação. Não use seus atalhos — considere os custos que seus funcionários incorrem, seja transporte, estacionamento, etc. O que pode ser melhorado e qual é o custo de fazê-lo?

Equipamento

Você está preparado para que seus funcionários trabalhem com eficiência todos os dias? Quais programas são usados ​​e com que frequência? Avalie se os programas se tornaram ineficazes e se existem outros mais novos / melhores por aí. Você pode descobrir que certas despesas mensais não estão mais sendo utilizadas e pode deixá-las se aposentar.

Cultura

A cultura atual da sua empresa é saudável? Seus funcionários estão felizes? Que melhorias podem ser feitas para afetar sua cultura para melhor? Descreva os pontos positivos e negativos da cultura atual da sua empresa, bem como defina as novas adições que sua equipe acredita que agregariam valor.

Vendas

Analise seu processo de vendas atual. Onde as melhorias podem ser feitas?

Satisfação do cliente

Analise sua lista de clientes — incluindo os ganhos e perdidos. Descreva os pontos positivos e negativos para todos, observe todos os temas subjacentes. Não desanime com a perda de clientes, eles podem não ser os clientes certos para você. No entanto, se eles foram perdidos devido a um problema com seu processo, este é um ótimo momento para definir uma correção de curso para o futuro.

Liderança/Gestão Organizacional

Analise a liderança atual da sua empresa e a gestão organizacional. Isso pode ser difícil de organizar com a equipe, mas faça perguntas direcionadas destinadas a extrair detalhes de sua equipe, em vez de apenas fazer perguntas sim/não. Para esta tarefa, crie um ambiente amigável e aberto. Talvez faça uma reunião fora do escritório para isso – um almoço ou happy hour – onde sua equipe provavelmente compartilhará melhor as informações.

Depois de se reunir com a equipe e fazer um brainstorm dentro de cada uma dessas áreas, estabeleça algumas metas para si mesmo. Você pode achar útil ter um campeão para cada objetivo — um companheiro de equipe cujo objetivo é garantir que cada objetivo seja alcançado.

5. Ganhos rápidos no planejamento empresarial 2021

Dentro de cada um dos tópicos acima, também pode ser útil definir quaisquer “ganhos rápidos”. Ganhos rápidos são mudanças operacionais bastante fáceis que podem ser implementadas com pouco ou nenhum esforço ou orçamento. 

A definição dessas oportunidades fornecerá uma sensação imediata de realização, que servirá para aumentar sua confiança enquanto você continua com seus esforços de planejamento de negócios para 2021.

6. Desenvolva seu planejamento financeiro

Por último, mas não menos importante, seu planejamento financeiro. Analise sua renda. De onde veio? Quando ele surgiu — se o seu negócio é sazonal, isso pode ser importante? Que efeito seu plano de marketing anterior teve sobre ele? 

Agora, dê uma olhada no mercado e na economia. Há alguma mudança prevista que pode afetar sua receita no futuro? Depois de analisar, comece a traçar suas projeções de receita mês a mês. Não se estresse muito com isso, é apenas seu melhor palpite, com base nos dados que você revisou e analisou.

Analise seus gastos no ano passado. Foi um dinheiro bem gasto? Você precisa alocar mais dinheiro para certas áreas em 2021 e menos para outras? Com base no seu planejamento anterior, crie um orçamento mês a mês para 2021.

Você agora deve ter uma imagem clara por mês de seu fluxo de caixa ao longo do ano. Você pode utilizar isso para medir o desempenho de cada mês e comparar à medida que o ano avança.

7. Aproveite as lições de 2020

Que 2020 foi um ano atípico, isso todo mundo sabe. Alguns negócios fecharam, outros passaram por dificuldades, outros se reinventaram e viram que poderiam fazer diferente. E você, foi assim também?

Aproveite todas as lições que 2020 trouxe, boas e ruins, e as coloque no seu planejamento empresarial 2021. Você mais que ninguém sabe onde mudar, o que precisa melhorar, e quais áreas devem investir mais. As lições do passado são as melhores ferramentas para planejarmos um futuro melhor.

Não perca mais tempo!

Este é, obviamente, um guia simplificado de planejamento empresarial para 2021. O importante é que você use sua realidade, suas particularidades, e o aplique da melhor forma possível.

E se precisar de ajuda com o planejamento de negócios 2021 ou para colocar sua estratégia em ação, entre em contato com nosso time de consultores da ContabilizaRIO, e vamos transformar esse ano que se inicia no melhor dos últimos tempos juntos!

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