Como garantir o equilíbrio e a evolução da sua clínica médica?

Como garantir o equilíbrio e a evolução da sua clínica médica?

Garantir o equilíbrio e a evolução de um empreendimento é uma tarefa que precisa ser feita com as ferramentas, métodos e expertise necessária. Se tratando do ramo da saúde, a atenção para as áreas administrativas precisam ser redobradas, existem uma série de requisitos que precisam ser seguidos, caso contrário, seu negócio estará sujeito a receber multas onerosas que podem causar a morte do seu empreendimento.

Segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE, uma a cada quatro empresa no Brasil fecha em menos de dois anos por má administração. A área financeira e contábil são um dos principais setores que causam a falência de um negócio.

Pensando nisso, a ContabilizaRIO separou para você algumas dicas para garantir o sucesso da sua clínica médica. Quer saber mais? Continue lendo:

Primeiro passo: Se reconheça como um dono de empresa

O primeiro passo para garantir uma história de sucesso é reconhecer que você, profissional da saúde, é um empreendedor como qualquer outro. Ou seja, você tem obrigações e deveres para cumprir. 

Seu negócio está exposto aos mesmos desafios financeiros de uma empresa de outro nicho e, por isso, você precisa se preparar com ferramentas que possam auxiliar na manutenção periódica da sua área administrativa e financeira.

Segundo passo: Conte com apoio profissional de qualidade

Antes de pôr em prática as dicas para manter sua clínica em dia, você precisa considerar ter apoio qualificado para cuidar do seu negócio. O serviço consultivo de um contador é o que você precisa para operar as ferramentas e alavancar seus resultados.

A ContabilizaRIO tem uma equipe de contadores especializados para atender a sua clínica médica, nossa equipe conta com inteligência de mercado, experiência profissional e tecnologia de ponta com a finalidade de atender nossos clientes da melhor forma possível, aumentando os resultados e entregando valor a todas nossas ações.

7 Dicas de como garantir o sucesso da sua clínica médica: 

1# Não misture as contas pessoais com as do seu negócio: 

Esse é um problema que muitos empreendedores da área da saúde enfrentam: relacionar gastos pessoais com gastos da empresa. Você deve manter o hábito de manter separado gastos da sua vida pessoal como combustível, despesas da casa e/ou filhos, dos gastos da sua empresa.

Uma vez que você se acostuma a misturar as coisas, sempre você vai fazer isso acarretando um problemão: uma hora esse dinheiro vai faltar no seu caixa.

2# Controle o fluxo de caixa:

Quando você não faz o controle do fluxo de caixa da sua clínica médica, seus dados ficam desatualizados e você corre o sério risco de perder o controle da situação. Controlar e registrar absolutamente todas as ações do seu fluxo de caixa é essencial para o futuro do seu negócio, — até os centavos devem ser contabilizados — assim, você terá uma noção exata do desempenho financeiro da sua empresa.

Isso facilita para você mensurar o quanto de investimento você possui disponível para melhorar sua clínica médica. 

3# Automatize processos:

Os profissionais da saúde precisam se concentrar na eficiência operacional para aumentar a lucratividade do negócio. Automatizar processos e registros das transações financeiras do seu negócio ajuda a melhorar a produtividade profissional da sua empresa, além, de possibilitar que você invista em outras área, como por exemplo: o atendimento ao cliente.

Oferecer um atendimento personalizado diferencia a sua clínica das várias outras existentes e destaca o seu serviço, afinal, quem é que não gosta de ser bem atendido em um lugar? 

4# Faça análises periódicas:

Fazer o registro de todas as transações financeiras não é o suficiente para ter um negócio de sucesso. Você precisa fazer análises periódicas com a finalidade de identificar problemas que podem ser corrigidos e entender como funciona a lucratividade da sua empresa.

Essas análises ajudam a identificar, por exemplo, épocas sazonais. Ou seja, a partir disso você pode identificar qual é o período de maior ou menor lucratividade.

Isso é muito importante, pois possibilita a sua preparação para esses imprevistos. 

5# Planeje suas compras:

A compra de materiais simples como o papel da impressora e até os materiais que estão diretamente relacionado com a sua operação final, como seringas e luvas de proteção, precisam passar por processo de planejamento administrativo.

Planeje, acompanhe, faça orçamentos e controle seu estoque. Essas ações previnem o desperdício de recursos. 

6# Utilize tecnologia no seu negócio 

A tecnologia está sendo o aliado principal para os empreendedores que pretendem otimizar os resultados. Existem softwares de gestão que são excelentes ferramentas para realizar a gestão financeira de um negócio. Além de acompanhar tudo em tempo real, esses softwares permitem que você integre o seu setor financeiro com o seu contador e dessa forma você possui uma análise precisa do seu negócio com uma perspectiva profissional.

O software Conta Azul é um dos mais indicados do Brasil por empresários e contadores. Ao contratar o serviço de contabilidade da ContabilizaRIO você recebe o software Conta Azul de forma gratuita.

7# Escolha o regime tributário de acordo com o seu negócio:

A escolha do regime tributário pode ditar o seu destino. Escolher um regime tributário exige conhecimento da noção geral do seu mercado, por isso, é indicado que você tenha consultoria nesse momento.

O contador, através da Contabilidade Consultiva, ajuda você a economizar muito dinheiro com tributos que são desnecessários. Vale a pena ressaltar que, a escolha do regime tributário não pode ser considerada como uma receita de bolo para toda clínica médica. A escolha do seu regime tributário deve estar de acordo com dois pontos: sua estratégia e seu faturamento.

Agora você já sabe o que fazer para ter uma clínica médica de sucesso. Venha conversar com os contadores da ContabilizaRIO, nós oferecemos serviço de consultoria com a expertise no mercado de saúde e podemos alavancar seus resultados identificando oportunidades diferentes de negócio. 

Agende uma conversa. 

Comentários