Como fidelizar os pacientes da clínica?

Como fidelizar os pacientes da clínica?

Atrair novos pacientes para sua clínica médica é uma tarefa nem sempre simples. Ela exige investimentos mais altos em marketing, diferenciais e competição com a concorrência. Logo, uma forma de manter a saúde financeira da sua clínica é fidelizar os pacientes.

Ter seus clientes recorrentes em sua empresa é um excelente negócio, seja qual for o ramo, já que eles acabam tornando-se consumidores frequentes e geralmente possuem um ticket-médio mais elevado. Numa clínica não é diferente e investir na fidelização dos pacientes é uma jogada que pode garantir a prosperidade do seu negócio.

Para que você conheça formas de fidelizar os pacientes da sua clínica, preparamos estas 5 dicas essenciais que você pode aplicar agora mesmo. Confira!

1. A primeira impressão é a que fica

Sabe aquela velha máxima de que a primeira impressão é a que fica? Na hora de fidelizar os pacientes da clínica não é diferente e esse primeiro contato deve ser excelente. Por isso, sua equipe de atendimento deve demonstrar simpatia e transmitir todas as informações de forma clara e amigável ao seu potencial cliente.

Deixar os pacientes em dúvida neste momento não é uma boa recomendação e se possível, aborde sobre o tratamento, recuperação, dietas, exames, entre outros temas que sejam importantes para transmitir o máximo de segurança ao seu cliente. 

Lembre-se sempre que as pessoas quando procuram uma clínica médica é porque possuem alguma necessidade e deixá-la o mais tranquilo possível neste momento pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Além disso, o paciente que se sentir bem acolhido desde o primeiro momento em sua clínica, e tiver um tratamento eficaz, certamente recomendar sua empresa para outras pessoas.

2. Tenha uma gestão organizada

Como toda empresa, uma gestão organizada garante economia de tempo e de dinheiro. Além disso, isso transmite uma excelente percepção aos seus clientes, mostrando claramente que trata-se de uma empresa séria e que está disposta a resolver seus problemas de forma eficaz.

Por isso, uma das formas de fidelizar os pacientes é mostrando a organização da sua clínica. Neste ponto, a recomendação é você conhecer as vantagens da transformação digital também na área médica e aderir a softwares exclusivos para o setor e ao prontuário eletrônico, que permite que todos os registros dos pacientes possam ser consultados de forma dinâmica. 

Outra vantagem de uma gestão organizada tendo a tecnologia como pilar é que as consultas podem ser utilizadas, sem deixar de serem eficientes. Logo, você poderá ampliar o número de pacientes, gerando mais receita para o seu negócio.

3. O ambiente ajuda a fidelizar os pacientes

Invariavelmente, o paciente precisará esperar em algum momento em sua clínica, seja para a sua consulta ou para algum exame. Por isso, tal espaço deve proporcionar conforto e comodidade. 

Lembre-se que a percepção de qualquer pessoa sobre uma empresa inicia a partir do momento que ela entra no ambiente. Desta forma, invista também na melhoria da recepção, dos consultórios e demais espaços de acesso dos pacientes. Tais locais precisam ter uma atmosfera aconchegante e agradável, e este pode ser um dos diferenciais do seu negócio!

Disponha ainda de jornais, revistas atualizadas, TV com uma programação adequada, além de diferenciais como uma internet Wi-Fi, café e água. Isso permite que durante a espera o paciente sinta-se acolhido e perca a noção do tempo, fazendo com que a espera seja tranquila.

4. Tenha novas formas de contato

Novamente, a transformação digital vem inovando a forma como nos relacionamos. Logo, ter como uma única forma de contato o atendimento presencial ou por telefone é algo impensável nos dias atuais, onde as redes sociais e o próprio WhatsApp se tornaram as principais ferramentas de comunicação. 

Desta forma, oferece também estas novas formas de contato aos seus pacientes. Isso ajuda no processo de fidelização e requer baixo investimento. Porém, tenha sempre uma linguagem respeitosa, formal e clara. Afinal  de contas, é sua clínica médica que estará se comunicando com o paciente.

5. Tenha um excelente pós-venda

Não é porque você é uma clínica médica que você não precisa ter um pós-venda eficiente. O relacionamento com o paciente após o atendimento é tão importante quanto na primeira consulta. É neste momento após que o paciente será fidelizado, retornando à sua clínica sempre que necessário e a indicando para amigos e familiares.

O atendimento poderá ser feito por diversos canais, como telefone, WhatsApp e mesmo por e-mail. Por isso, é importante você ter os contatos do paciente sempre atualizados. Neste momento, mostre que você está interessado em como foi o atendimento, como está sendo sua recuperação e se não há nada que lhe preocupe.

Em outros momentos, novamente valendo-se das informações que você possui do paciente, lembre-se dele em datas festivas, como Natal, aniversário ou outra que julgue importante. Isso passará a percepção que você se importa com ele e deixa sua marca viva na memória do cliente.

Como apresentamos neste 5 tópicos, fidelizar o cliente é uma tarefa que deve ser constante em qualquer empresa. Trabalhar buscando sempre surpreendê-lo positivamente pode ser o diferencial que falta para o seu negócio tornar-se uma empresa de referência no mercado. Por isso, capacite constantemente sua equipe e acompanhe como é feito o atendimento, garantindo que tudo ocorra sempre da melhor forma possível.

Se conhece outras dicas de como fidelizar pacientes, compartilhe com a gente aqui nos comentários. Você também pode contar uma experiência pela qual passou e o fez considerar a empresa de forma especial. Até a próxima!

Comentários