Gestão de clínicas médicas: 4 principais desafios

Gestão de clínicas médicas: 4 principais desafios

A saúde é um grande tópico que apresenta desafios ainda maiores para os profissionais da área da saúde. Por isso, a gestão de clínicas médicas é uma que jamais deve ser negligenciada.

Mas ela é marcada por inúmeros desafios e, como você encara cada um deles, pode ser o grande diferencial em relação ao seu futuro no mercado. A gestão de uma clínica médica precisa ser profissional, focada no resultado e que consiga compreender o negócio como um todo.

Relevar a tarefa a um médico pode ser sinônimo de perda de dinheiro. Afinal de contas, ao invés de cuidar de questões burocráticas do dia a dia, o médico poderia estar atendendo mais pacientes e aumentando a eficácia da clínica.

Por isso, a gestão de clínicas médicas é um ponto importante para o negócio e apresentamos a seguir quatro principais desafios para você. Confira!

Controle financeiro

Sem dinheiro, sem empresa. A regra é clara para qualquer negócio e por isso o controle financeiro em uma clínica médica precisa ser levado a sério.

Por isso, a gestão precisa estar atenta a um controle eficiente. E os principais pontos são:

Controle de estoque

Muitos podem achar que não, mas o controle de estoque é de fundamental importância para as clínicas médicas. Ele permite a criação de um banco de dados que visa o cálculo de rentabilidade. Ao controlar todo o fluxo de suprimentos, incluindo a compra de insumos, é possível ter noção real dos custos de cada atendimento.

Quando se fala em suprimentos, estão EPIs (equipamentos de proteção individual), produtos farmacêuticos, medicamentos, materiais de escritório, entre outros. Além disso, o controle de estoque considera ainda toda a gestão patrimonial da clínica médica.

Fluxo de caixa

Outro desafio para a gestão de clínicas médicas está relacionado ao fluxo de caixa. Ter um controle eficiente é de fundamental importância. E nesse sentido, uma contabilidade especializada em médicos pode auxiliar no processo, garantindo maior controle das informações, integração com a conciliação bancária e controle da entrada e saída de valores. 

Contas a pagar

Um controle eficiente dos valores em caixa é fundamental, assim como manter um sistema de contas a pagar. E isso inclui todos os tipos de débito que a clínica médica possui, tais como fornecedores, funcionários, impostos, entre outros. 

Repasses dos convênios médicos

Toda clínica médica atenderá diversos convênios médicos, e manter um controle eficiente está entre os principais desafios para uma boa gestão. Um dos grandes problemas é o erro no repasse dos convênios, seja por falta de guias, erros no preenchimento, entre outros problemas, o que faz as operadoras se negarem a fazer o pagamento enquanto não receberam a documentação correta.

Nesse aspecto, há a figura do TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar). Ele é um padrão para registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços.

Nele, são adicionadas todas as informações referentes ao atendimento médico do plano de saúde, por meio de um sistema. Porém, em caso de erro no preenchimento, também é necessário a correção e reapresentação das informações. E quanto mais inconsistências, maior será o prazo para recebimento dos valores.

Invista na inovação

Como você acompanhou, a gestão de clínicas médicas é marcada por alguns desafios financeiros e contábeis. E manter a atenção a esses pontos é vital para o sucesso do negócio.

Uma solução é a terceirização com uma contabilidade especializada para médicos. Nos dias atuais, a contabilidade digital é uma tendência que ganha cada vez mais espaço e vem se tornando uma importante aliada às empresas, de todos os tamanhos e segmentos.

Aqui na ContabilizaRIO somos especialistas em contabilidade digital, com especial atendimento às clínicas médicas. Temos uma equipe especializada, que conhece todas as nuances da área e que garante que você tenha sempre o atendimento personalizado e atualizado.

Por isso, entre em contato com a nossa equipe e veja como a ContabilizaRIO pode lhe ajudar com a gestão de clínicas médicas!

Comentários