A pandemia do Covid-19 criou uma crise econômica, juntamente com uma crise de saúde. Diversas pessoas perderam o emprego, empresas fecharam e muitos negócios, como clínicas médicas, se perguntam em como manter a saúde no consultório em época de pandemia.

Historicamente, os cuidados de saúde têm sido relativamente imunes às recessões. As pessoas ficam doentes em momentos bons e ruins, então a demanda por cuidados médicos é relativamente constante ao longo do ciclo de negócios. Porém, diante da crise econômica que a pandemia também trouxe, alguns cuidados de saúde acabam ficando em segundo plano, principalmente quando se trata de clínicas particulares.

E a grande pergunta do nosso título paira sobre a cabeça de muitos empreendedores que atuam nessa área. No artigo, queremos trazer um pouco de luz sobre o tema e lhe apontar caminhos que podem ser seguidos. Confira!

Como o Covid-19 afeta as finanças no consultório

A recessão do Covid-19 está se tornando diferente. Para começar, as pessoas estão sendo solicitadas a restringir atividades externas e ficar em casa. Isso é particularmente verdadeiro para aqueles que têm condições médicas que os colocam em maior risco — e que são o tipo de pessoa que mais usa os serviços de saúde. 

Além disso, está o desejo de manter os consultórios médicos sanitizados para reduzir o risco de ser um ponto de propagação de doenças. Diante disso e com o caixa apertado, as pessoas vão adiar todos os tipos de cuidados, desde visitas ao consultório até procedimentos de imagem e prescrições de medicamentos.

O resultado é que os consultórios já sentem esse aperto. Embora não existam dados, algumas práticas de atenção primária estão relatando reduções no uso de serviços de saúde. E sem grandes reservas de dinheiro, os salários do corpo clínico estão sendo congelados ou reduzidos, e alguns funcionários estão sendo dispensados. 

Mantenha a saúde financeira no consultório

Mudanças no volume de pacientes, cancelamentos de procedimentos eletivos, escassez da cadeia de suprimentos, preocupações com pessoal e muito mais. Todos exigem que os gestores de saúde interrompam os fluxos de trabalho e operações antigas em favor da adaptação e evolução de como as práticas funcionam. Isso visa garantir que continuem funcionando em vez de fechar em meio às pressões concorrentes enfrentadas durante a pandemia Covid-19.

Como forma de manter a saúde no consultório em época de pandemia, você pode seguir as seguintes abordagens:

Planejamento e gerenciamento de crise

A capacidade de agir de forma rápida e decisiva e fazer planos com implicações financeiras de curto e longo prazo pode fazer uma enorme diferença nas operações do consultório. Adaptar-se e dinamizar as mudanças diárias é essencial para ajudar a prática a continuar as operações, oferecendo atendimento ao paciente e protegendo os funcionários.

Um negócio essencial

Os consultórios médicos são negócios essenciais e podem e devem continuar as operações. Por isso, a viabilidade de uma prática em longo prazo depende da capacidade de continuar atendendo os pacientes durante a crise. A continuidade dos cuidados com os pacientes também é crucial, pois ajuda a manter a fidelidade do paciente ao seu negócio.

Mantenha as áreas financeiras

Manter a área de cobrança funcionando durante esse período é desafiador, mas crucial para manter um ciclo de receita restrito. Enfatize para sua equipe a meta de chegar o mais perto possível de receber por todos os atendimentos, visando aumentar o caixa durante um período de volumes reduzidos de pacientes. 

Despesas e obrigações financeiras

Analise cuidadosamente todas as despesas fixas e variáveis ​​para manter apenas o mínimo de despesas sendo pago. Mesmo com despesas fixas, como o pagamento do aluguel do prédio, pode ser possível trabalhar com o proprietário do prédio para obter alguma redução quanto ao valor.

Para despesas variáveis, existem despesas que podem ser canceladas ou suspensas, como serviço de TV por assinatura na sala de espera ou serviço. Mesmo para serviços públicos ou outras despesas obrigatórias, considere entrar em contato com os fornecedores para ver se é possível renegociar valores. 

Empréstimos e linhas de crédito

Vários esforços estão em andamento no nível federal para ajudar empresários com empréstimos e assistência em folha de pagamento . Além disso, vários bancos podem auxiliar os consultórios  para superar esse período desafiador com empréstimos ou linhas de crédito. 

Equipe e RH

Sua equipe é a parte mais importante da sua organização e é muito importante se comunicar com frequência e abertamente durante este período agitado e assustador. Pense criativamente sobre como e onde os funcionários podem ser usados ​​para minimizar demissões, dispensas e rescisões.

Lembre-se de que chegará um momento em que as operações voltarão ao normal e você precisará estar preparado para a equipe de forma adequada. Por isso, demita apenas se não tiver outra alternativa.

Mantenha o foco no paciente

Como você viu, algumas medidas podem ser tomadas para manter a saúde no consultório em época de pandemia. Porém, o mais essencial é manter sempre o foco no paciente, afinal de contas ele é o seu cliente e, como tal, deve ser tratado sempre com excelência.

Se for necessário adiar uma consulta ou procedimento, seja sempre claro e explique os motivos que o levaram a ter de tomar tal decisão. A simples desmarcação pode fazer você perder o cliente, e isso seria ainda pior no momento atual. 

Em nosso artigo, você aprendeu como manter a saúde no consultório. Agora, para ampliar ainda mais seu conhecimento com o tema, recomendamos a leitura do artigo “Como melhorar o atendimento ao paciente durante a pandemia?” Temos certeza que será muito útil para você e para o seu negócio! Boa leitura!