Quem não sonha em ter seu próprio negócio, não é mesmo? Mas o que será que é mais rentável: abrir ou comprar uma empresa?

Quando a maioria das pessoas pensa em começar um negócio, elas pensam em começar do zero. Querem  desenvolver sua própria ideia e construir a empresa do zero. Mas começar do zero apresenta algumas desvantagens distintas, incluindo a dificuldade de construir uma base de clientes, comercializar o novo negócio, contratar funcionários e estabelecer fluxo de caixa. 

Embora o empreendedorismo proporcione a você a liberdade de ser seu próprio patrão, também é preciso muito para trabalhar continuamente na construção e no crescimento de sua marca. E para você que está em dúvida se deve abrir seu próprio negócio do zero, ou comprar uma empresa, preparamos o artigo abaixo. Vamos lá!

Você está pronto?

O início de uma nova empresa requer engenhosidade, paixão, persistência e confiança suficiente e pele grossa para ouvir as pessoas dizerem quantas coisas de errado elas veem em seu quadro geral.

Além disso, como já mencionado, você terá que preparar todo o terreno antes de abrir as portas efetivamente. Precisará encontrar funcionários, treiná-los e ver se conseguem atender seu nível de exigência e filosofia de trabalho.

Precisará também ficar atento a aspectos burocráticos e, quando abrir suas portas, terá que conquistar uma clientela do zero.

Porém, se você será o pioneiro na sua área, é claro que é mais fácil começar do zero. Mas se já existem outras empresas atuando no seu segmento, considere comprar uma empresa.

Devo comprar uma empresa?

Se você está preocupado com as dificuldades envolvidas em começar um negócio do zero, pode decidir que comprar um negócio existente é a melhor opção para você. 

Ao comprar uma empresa, você assume uma operação que já está gerando fluxo de caixa e lucros. Você tem uma base de clientes e reputação estabelecidas, bem como funcionários que estão familiarizados com todos os aspectos do negócio. 

E você não precisa reinventar a roda — configurando novos procedimentos, sistemas e políticas — uma vez que uma fórmula de sucesso para administrar o negócio já foi colocada em prática.

É claro que não existe certeza — e comprar uma empresa existente não é exceção. Se você não tomar cuidado, poderá ficar preso a estoques obsoletos, funcionários não cooperativos ou métodos de distribuição desatualizados.

Leia também::: Qual é o melhor banco digital para minha empresa?

Como escolher uma empresa para comprar?

Comprar o negócio perfeito começa com a escolha do tipo certo de negócio para você. O melhor lugar para começar é procurando em um setor com o qual você está familiarizado e entende. 

Pense muito sobre os tipos de negócios nos quais você está interessado e quais são as que melhor correspondem às suas habilidades e experiência. Considere também o tamanho da empresa que você está procurando, em termos de funcionários, número de locais e vendas.

Em seguida, identifique a área geográfica onde deseja ter um negócio. Avalie a mão-de-obra e os custos de fazer negócios nessa área, incluindo salários e impostos, para ter certeza de que são aceitáveis ​​para você. 

Depois de escolher uma região e um setor no qual se concentrar, investigue todos os negócios na área que atendam aos seus requisitos. E só porque uma empresa não está listada, não significa que não esteja à venda. Converse com proprietários de empresas do setor, muitos deles podem não ter seus negócios à venda, mas consideraram vendê-los se você lhes fizesse uma oferta. 

Leia também::: Quanto custa para abrir uma empresa de TI?

Realize seu sonho

Como viu, comprar uma empresa pode ser uma boa opção. Mas antes de fechar negócio, avalie a reputação do negócio que deseja comprar, conheça o fluxo de caixa, produtos e aceitação.

A análise preliminar começa com algumas questões básicas. Por que esse negócio está à venda? Qual é a percepção geral da indústria e do negócio específico, e quais são as perspectivas para o futuro? A empresa controla – ou pode – uma fatia de mercado suficiente para permanecer lucrativa? As matérias-primas necessárias são abundantes? Como as linhas de produtos ou serviços da empresa mudaram ao longo do tempo?

Se as respostas forem positivas, vá em frente e compre a empresa. Dessa forma você terá superado uma série de etapas que existirão se fosse começar um negócio do zero. E a transferência da empresa para seu nome é um processo relativamente simples, e no qual a ContabilizaRIO poderá lhe ajudar!

Espero que tenha gostado do artigo sobre se é mais vantajoso abrir ou comprar uma empresa. E caso precise de ajuda, seja para abrir, seja para comprar, conte com a gente! É só entrar em contato.